Museu da Misericórdia, também chamado de Santa casa misericórdia foi fundada em 1549, antes mesmo da fundação da cidade Salvador. Antigamente era o Hospital São Cristóvão.
Dentro do museu pudemos observar características do Barroco e Rococó: do Barroco, apresenta características de cores escuras, e a simetria (que tem tanto de um lado, tanto como do outro), grande exagero de ouro usado para a decoração; do Rococó, apresenta as pinturas, linhas sutis, esculturas, e os quadros de pinturas de algumas pessoas importantes daquela época, também nos quadros tem temas da natureza que são relacionados a vida cotidiana.
Nas paredes tinha azulejos portugueses, tem corredor com imagens de santos (São José, Padres, João Batista, João, Lucas, Marcos, Santo Antônio, entre outras), iluminações etc.. No altar da igreja tem o estilo do Rococó, pois apresenta cores pastéis, suaves. No primeiro andar tem uma varanda que ver a enfermaria dos homens. Tem a galeria dos Benfeitores os que fazia a doação para a Santa Casa, por isso tem um lugar especial para eles. Tem o Salão Nobre onde tinha as reuniões com a Irmandade para decidir assuntos da Santa Casa. A Santa Casa criou o Hospital Maria Izabel, localizado no bairro Nazaré. Tem também arcos formado por pedras de cantarias, tem coros (Musical e onde as mulheres assistiam a missa). Tem a Estátua de Caridade que servia para banho de sol.
Entrada do museu da Misericórdia.
Entrada do museu da Misericórdia.